quarta-feira, 14 de abril de 2010

CIBERCULTURA


O desenvolvimento das tecnologias digitais e a profusão das redes interativas, colocam a humanidade diante de um caminho sem volta. As práticas, atitudes, modos de pensamento e valores estão, cada vez mais, sendo condicionados pelo novo espaço de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores: o ciberespaço, que indica claramente a abertura de um espaço de comunicação qualitativamente diferente daqueles que conhecíamos. Poderíamos então afirmar, inicialmente, de forma muito simplista que o termo cibercultura abrange os fenômenos relacionados ao ciberespaço, ou seja, os fenômenos associados às formas de comunicação mediadas por computadores. Sendo assim a Cibercultura é a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias.

Lévy, em seu livro Cibercultura sustenta a tese de que : “a emergência do ciberespaço é fruto de um verdadeiro movimento social, com seu grupo líder (a juventude metropolitana escolarizada), suas palavras de ordem (interconexão, criação de comunidades virtuais, inteligência coletiva) e suas aspirações coerentes.”
A interconexão é uma das pulsões mais fortes na origem do ciberespaço.Para cibercultura , a conexão é sempre preferível ao isolamento. A conexão é um bem em si.

A cibercultura expressa a mutação da própria essência da cultura. De acordo com a tese de Lévy a chave da cultura do futuro é o conceito de universal de totalidade. Nessa preposição, “o universal” significa a presença virtual da humanidade para si mesma. Com o advento do ciberespaço, o compartilhamento de memória permite aumentar o potencial da inteligência coletiva. O saber, agora codificado em bases de dados acessíveis on-line, é um fluxo caótico. Daí, segundo ele, a necessidade de repensar a função da escola e dos sistemas de aprendizagem e avaliação. Nesse sentido, critica o fato de o diploma ser o único método de reconhecimento da aprendizagem e aprova a integração de sistemas de educação “presencial” e à distância. Por fim, propõe um método informatizado de gerenciamento global de competências, que inclui tanto os conhecimentos especializados e teóricos, quanto os saberes básicos e práticos

Nesta sociedade cada indíviduo ou grupo pode administrar de acordo com seus interesses e escolhas como deseja fazer uso do ciberespaço e de suas ramificações.
Para ilustrar o que foi desenvolvido até agora a respeito dos conceitos de apresentados na obra de Lévy, podemos citar os seguintes exemplos: Moodle (ambiente virtual de aprendizagem), Second Life e blogs.

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